Menu

Vendas reais da indústria paulista recuam 0,1% em 2021, aponta o Conjuntura da Fiesp e do Ciesp

post1 imagem

O Total de Vendas Reais da indústria de transformação paulista registou leve alta na passagem de novembro para dezembro (+0,1%), na série sem influências sazonais, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp e do Ciesp.

As Horas Trabalhadas na Produção exibiram crescimento de 2,9% em dezembro, e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 79,9%, subindo 0,4 p.p com relação a novembro.  No 4º trimestre, o Total de Vendas Reais da indústria paulista registrou queda de 4,7% frente ao trimestre anterior, excluídos os efeitos sazonais, marcando a quarta queda consecutiva do indicador. As Horas Trabalhadas na Produção ficaram estáveis e o NUCI registrou recuo de 0,9 p.p.

Considerando o ano de 2021, o Total de Vendas Reais da indústria paulista mostrou redução de 0,1%, após já ter apresentado queda de 2,4% no ano anterior. As Vendas Reais da indústria vêm exibindo fraco desempenho desde outubro de 2020. Esse quadro refletiu o aumento da incerteza econômica, a elevação da inflação e da taxa de juros, e as restrições nas cadeias globais de suprimentos. Por outro lado, na contramão, o NUCI registrou alta de 5,9 p.p. em 2021 (após cair 1,7 p.p. em 2020) e as Horas Trabalhadas cresceram 10,8% (após recuar 5,4% no ano anterior).